Economistas do AM lançam obra com estudos e contribuição para a sustentabilidade e inovação na Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Quando pesquisadores se reúnem em torno de um tema, as contribuições para a sociedade são inúmeras. Para sistematizar esse conhecimento e não deixá-lo se perder em meio a tantas outras pesquisas, os economistas Michele Michele Lins Aracaty e Silva e Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto, membros do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), organizaram a obra “Sustentabilidade e inovação na Amazônia: perspectivas do âmbito científico para o mundo”, que também assinam juntamente com outros dez autores diferentes.

O livro, que está disponível para aquisição em formato de e-book no site da Amazon, reúne uma coletânea de seis artigos, oriundos de vários trabalhos de pesquisa que giram em torno da temática de Sustentabilidade, Biodiversidade e Inovação na Amazônia. O objetivo, segundo a profª  Dra. Michele Lins Aracaty e Silva, é contribuir para modificar e melhorar as formas de se fazer práticas sustentáveis e de inovação dentro do ambiente amazônico.

Cada capítulo corresponde a um trabalho de determinado pesquisador ou grupo de pesquisadores com o seguintes temas: “O Conceito Etimológico e Socioeconômico de Bioprospecção e sua Relação com o Desenvolvimento Sustentável e o PAS”; “Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”; “A Amazônia nos Planos de Desenvolvimento Regional do Brasil”; “O Modelo Ambientalista/ Preservacionista na Amazônia”; “Levantamento das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) Comercializadas em Feiras Livres e Mercados de Manaus-AM”; e “A pluriatividade como estratégia de sustentabilidade da agricultura familiar em comunidades ribeirinhas da reserva de desenvolvimento sustentável do rio Amapá”.

Sobre os autores – organizadores

Michele Lins Aracaty e Silva possui Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É especialista em Desenvolvimento Regional também pela UFAM, onde leciona atualmente no Departamento de Economia e Análise.  Possui trabalhos publicados em capítulos e livros e em revistas na área de Desenvolvimento Regional e Sustentável, Amazônia, Novas Economias, Economia do Crime e Vulnerabilidade Social.

Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto é Mestrando em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos na UFAM, especialista em Metodologia no ensino da Matemática e da Física cursando na Faculdade Vivenda do Imigrante (FAVENI) e graduando em Direito pela Faculdade Estácio de Sá. É do quadro de docentes da Faculdade Cosmos de Manaus (FACMAN) e servidor público da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam). Possui os seguintes trabalhos publicados: capítulos dos livros Princípios e Fundamentos das Ciências (2018) e, A educação no âmbito do Político e de suas tramas 3 (2019).

Assinam os artigos: Amanda Shirleia Pinheiro Boeira, Carlos Alberto Piacenti, Cleidimar da Silva Barbosa, Joao Lucas da Silva Rufino, Johnny Markos Guedes Ramos, Karoline Castro da Silva, Marcilio Lima Oliveira, Michelly Ferreira de Mendonça, Samara Castro da Silva, e Therezinha de Jesus Pinto Fraxe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print