Estudante da UEA lança e-book ‘Dona Milene e as estórias que ela conta’ que narra histórias folclóricas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Buscando valorizar a cultura amazônica, o estudante de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amazonas, Nilton Azevedo, lançou o e-book ‘Dona Milene e as estórias que ela conta’ ambientado no Amazonas onde a personagem principal narra as histórias da sua infância e adolescência no interior, que fazem referência ao folclore amazonense.

O autor afirma que a história tem bastante importância no contexto da região norte, uma vez que eles possuem muitas riquezas culturais invisibilizadas.

“Lendas, casos e causos, histórias e estórias estão morrendo com a geração de seringueiros. Este trabalho pode contribuir, juntamente com outras iniciativas, para amenizar esse prejuízo”.

blank

A ideia surgiu durante o curso de férias que o estudante participou na universidade e afirma que foi uma contribuição importante para sua formação.

“Foi uma experiência muito rica e extrapolou as fronteiras do ensinar e aprender matemática. Atingiu as perspectivas da formação humana integral, eu diria, e aprendemos também sobre empreendedorismo. O aprendizado acerca das ferramentas digitais e tecnológicas está ajudando a dar os primeiros passos com as próprias pernas. Então, esse curso de férias foi o catalisador das motivações para a publicação do e-book nesse formato”, afirma.

Ele também destaca a importância da história ser contada em Cordel.

“Desde 2018, o cordel é oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, contudo, o estereótipo de que o cordel é ‘poesia nordestina’, apenas, ainda está de pé. Esta publicação junta-se às demais iniciativas que somam forças para derribá-lo”, explica Nilton.

O e-book completo encontra-se disponível por meio do endereço https://cordelesonetos.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print