Livro que traz vida e trajetória artística de Márcia Siqueira será lançado dia 28

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Uma das principais cantoras e expoentes da música e da cultura amazonense, prestes a completar 35 anos de carreira, Márcia Siqueira é o tema do livro “A Voz da Floresta”, escrito pela jornalista Betsy Bell e que tem lançamento marcado para o próximo dia 28, às 19h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus. A coautoria é do jornalista Fabrício Nunes.

Ricamente ilustrado, a obra apresenta um relato completo, e inédito, da vida e da carreira da cantora, desde seus primeiros minutos de vida, quando foi adotada por sua família, até se tornar a primeira levantadora oficial de toadas do Festival Folclórico de Parintins.

O livro foi selecionado pelo Concurso – Prêmio Manaus de Conexões. Culturais – Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e também traz muitas revelações sobre a trajetória pessoal de Márcia, como a sua inusitada formação musical em um lar evangélico, a carreira de sucesso que começou aos 4 anos de idade, a agitada adolescência e juventude e o período em que viveu em outros estados, até o retorno à cidade, quando desponta para se tornar um dos principais fenômenos musicais do Amazonas. O livro-reportagem também tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Magistral Bebidas.

“Conhecemos a excepcional Márcia cantora, a artista que domina os palcos como poucos e que é referência musical no Estado, mas neste trabalho de pesquisa e de horas de entrevistas, fomos buscar a mulher, a mãe, a guerreira que desde sempre queria cantar e não mediu esforços, praticamente sozinha no mundo, para atingir seu sonho”, ressalta a autora, Betsy.

Projetos

Com prefácio do artista plástico Rui Machado, “Márcia Siqueira, a Voz da Floresta” é a estreia literária da jornalista Betsy Bell, que já prevê uma segunda edição da obra, e também a produção e lançamento de uma série de outros projetos próprios para os próximos meses.

“Além de ser uma artista com múltiplos talentos, a história da Márcia continuará e seguirá sendo feita por muitos anos. Assim como há outras histórias de Manaus e do Amazonas, do passado, do presente e do futuro, as quais me dediquei e estou pesquisando nos últimos meses, que espero levar ao público em breve”, acrescentou Bell, que também é empresária da área de comunicação e graduanda do curso de História pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para os fãs da jornalista, o livro é a oportunidade de matar as saudades de seus textos únicos, e para os fãs da cantora é a oportunidade ter acesso a informações “técnicas” de seu trabalho, como a discografia, e também sobre a pessoa fora dos palcos.

O livro-reportagem “Márcia Siqueira – A Voz da Floresta” foi o resultado das pesquisas já feitas pelo jornalista Fabrício Nunes sobre a área musical e, especificamente, sobre Márcia Siqueira, mais o fascínio da jornalista Betsy Bell sobre essa trajetória da cantora. “Trata-se uma parceria planejada há muitos anos. Então, Betsy e eu resolvemos colocar em prática com Márcia, que tem uma história rica pessoal e também pra música do Amazonas”, diz Fabrício Nunes.

SERVIÇO:

O QUÊ: Lançamento do livro “Márcia Siqueira – A Voz da Floresta”
QUANDO: Dia 28 de dezembro / 19h
ONDE: Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print