O poder cognitivo das roupas: como melhorar a produtividade no home office

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Quando pensamos em moda associamos à roupa. Porém, moda é muito mais que isso. É tudo que se relaciona – como comportamento de uma época, uma sociedade – e serve como registro: político, social e econômico.

Nesse momento estamos priorizando roupas confortáveis e casuais, reflexo de um período pandêmico, uma época insegura, inquieta, na qual passamos mais tempo dentro de casa do que na rua. E aqui surge o poder cognitivo das roupas. Uma pesquisa realizada na Northwestern University afirma sobre o poder das roupas no nosso psicológico, a “cognição indumentária”. Quer dizer que se você se veste adequado para uma ocasião seu cérebro entende como sinais simbólicos resultando numa melhora de atenção e raciocínio. Isso quer dizer que nos dias de trabalho em casa o melhor é vestir-se adequado para o trabalho. Nada de pijamas, cabelo desgrenhado, cara de sono ou postura cansada!

Para aqueles dias de desânimo, pouca criatividade, enfim alguma situação que você esteja com baixa energia abuse desse poder cognitivo. Roupas coloridas, criativas, formais, com texturas e contrastes podem te ajudar, vai depender da sua necessidade e profissão.

Vou colocar algumas sugestões que podem melhorar seu desempenho trabalhando mesmo de casa:

blankblank

 

Arrume-se como se fosse realmente sair para o local de trabalho;

Use filtro solar mesmo em casa. Faça uma maquiagem básica, mas que te dê uma aparência saudável e bem-disposta.

Homens mantenham a barba aparada, bem desenhada, cabelos limpos. Higiene pessoal é indispensável seja qual for a ocasião.

Estação de trabalho: se você não tem um escritório em casa, então escolha um local confortável, pode ser a mesa do jantar, um cantinho na sala, mas organize com objetos que te remetam ao ofício.

 

 

Se você precisa de criatividade opte por peças mais coloridas. As cores vibrantes transmitem uma mensagem mais criativa:

blankblankblank

Se o seu trabalho é mais formal, você precisa ser mais elegante, ter maior concentração, opte por peças de cores sóbrias e com alto contraste:

blankblankblank

Se o seu trabalho é mais holístico, então eu sugiro tecidos fluidos, de cores suaves:

blank blank blank

Seu trabalho entra numa dessas opções? Gostou das dicas? Faz aí na sua casa e me conta se te ajudou, se você se sentiu melhor e mais produtivo!?

Por Jéssica Zany

Formada em Design de Moda com especialização em Consultoria de Imagem Pessoal pelo Centro Europeu, em Curitiba. Já atuou em grandes marcas como RCHLO e BO.BÔ. Atualmente, ministra workshops e oferece consultoria, on-line e presencial, personalizada para pessoas que buscam transformar sua imagem pessoal na sua melhor forma de expressão.

“Moda é uma forma de expressão e identidade. E a imagem pessoal é um canal de comunicação não verbal, que abre portas. As pessoas se vestem para serem ouvidas e não vistas”.

  • Facebook: Jéssica Zany
  • Instagram: @jessicazany

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print