Principal símbolo cultural e arquitetônico do Estado, Teatro Amazonas completa 124 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

*Da redação Dia a Dia On-line

O Teatro Amazonas, grande patrimônio histórico do Amazonas, completa hoje 124 anos e dessa vez sem nenhum visitante. Atualmente, o Teatro tem papel fundamental no desenvolvimento do turismo e da cultura no estado e na preservação histórica pela memória do tempo áureo da Borracha no Amazonas.

Por conta das medidas de prevenção e combate à Covid-19, as visitações foram suspensas no local e só retomam após o dia 11 de janeiro, data estabelecida pelo decreto governamental.

História

Inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966, o teatro foi construído pelas mão de obra escrava e tinha o objetivo de entreter os colonizadores que estavam aqui.

A obra foi proposta pelo Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883, mas somente no apogeu do ciclo da borracha na gestão de Eduardo Ribeiro é que se iniciou as construções e enfim inaugurado.

A Sala de Espetáculos tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e três pavimentos de camarotes. No teto côncavo, estão quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot. As telas representam a música, dança, tragédia e ópera. Esta última é uma homenagem ao compositor brasileiro Carlos Gomes. Ao centro, um majestoso lustre de bronze francês. Máscaras nas colunas da plateia homenageiam compositores e dramaturgos, entre eles, Aristófanes, Molière, Rossini, Mozart e Verdi.

No Salão Nobre, onde aconteciam os grandes eventos sociais da época, destaca-se a pintura do teto feita por Domenico de Angelis, em 1899, e que foi batizada de “A glorificação das Bellas Artes da Amazônia”.

Para visitar

Funcionamento
De terça a sábado, das 9h às 15h.
Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Amazonenses não pagam

*As visitas precisarão ser agendadas no Portal da Cultura pelo link https://sistemas.cultura.am.gov.br/sigec/agendamentoEspacos/create

Obs.: Os novos horários respeitam a determinação de decreto estadual, como medida de prevenção à Covid-19.

Endereço
Av. Eduardo Ribeiro, 659 – Centro – Manaus/AM

Contatos
E-mail: direcao_ta@culturamazonas.am.gov.br
Telefones: (92) 3622-1880 / 3622-2420
Bilheteria: (92) 3232-1768

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print