UBSs preferenciais com horário ampliado contra a Covid – 19

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
conteúdo de responsabilidade do anunciante

A Prefeitura de Manaus ampliou o horário de funcionamento de 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) preferenciais para o atendimento a pacientes com suspeita do novo coronavírus e outras síndromes respiratórias. Além do horário estendido nos dias úteis, dez delas com atendimento até as 21h, as unidades funcionam aos sábados até as 18h, domingos e feriados até as 12h.

As 18 unidades estão estrategicamente divididas por todas as zonas da cidade. A lista com os endereços e os horários de funcionamento pode ser encontrada no endereço eletrônico covid19.manaus.am.gov.br.

A ampliação de horário nestas UBSs faz parte de uma série de ações do município visando oferecer a máxima assistência à população, já que Manaus entra agora no nono mês de pandemia e ainda não há qualquer oferta de vacina. Além disso, as UBSs são porta de entrada para tratamento de Covid-19 no sistema público de saúde, dispondo de todo o suporte necessário, inclusive o atendimento diferenciado para pacientes com suspeita da doença.

Juntas, essas 18 unidades já atenderam mais de 220 mil pacientes em 2020. Com a ampliação do horário, a projeção é que o atendimento seja ampliado para mais 75 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Nas unidades também haverá a oferta de testes rápidos aos pacientes, de acordo com os sintomas apresentados e avaliação médica.

Até o dia 21 de novembro, Manaus contabilizava o total de 68.753 casos confirmados de Covid-19, com 380 pacientes com diagnóstico da doença internados e em tratamento e outros 46 internados sob suspeita.

Com o avanço da pandemia, outra medida tomada pelo município foi a contratação de mais 146 profissionais de saúde, de diferentes categorias. São enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos clínicos gerais e técnicos em patologia clínica, que já integram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no combate ao vírus.

Fique atento aos sintomas e não deixe o vírus evoluir em seu organismo. Em caso de dor no corpo, febre, tosse, dificuldade de respirar ou perda de olfato e paladar, dirija-se a uma destas unidades. E não esqueça as medidas de prevenção: use máscara e faça uso do álcool em gel, mantendo o distanciamento e o respeito aos demais protocolos de segurança. Para mais informações, acesse covid19.manaus.am.gov.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print